Translate

Fan page on Facebook Ree feed MySpace Follow me Youtube Channel
http://1.bp.blogspot.com/_dsEG33PDaHw/TLUwy8cYCsI/AAAAAAAAAZ0/kWv1B3tlak4/s1600/ghost.gif

domingo, 24 de novembro de 2013

Como proteger pastas e arquivos com senhas usando o TRUECRYPT





Muitas vezes não queremos que o conteúdo de algumas 

pastas esteja disponível para qualquer 

um que acessar o nosso computador.


Então algumas pessoas acabam usando o recurso de ocultar pastas para que ninguém mais possa abrir o conteúdo secreto, mas obviamente isso é ineficiente. A solução é utilizar um programa de criptografia que libera o acesso à pasta somente a quem tiver a senha.

Há vários programas para criptografar arquivos na internet, mas existe um em especial que, além de ser gratuito e opensource, conta com um nível de segurança extremamente forte - codificação de 256 bits, a mesma usada pela Polícia Federal, pelo FBI, CIA e NSA. Trata-se do software chamado TrueCrypt, que conta com diversas ferramentas para proteger arquivos pessoais ou mesmo o HD inteiro contra acesso não-autorizado.

1.jpg


O TrueCrypt é um aplicativo que
conta com uma interface bastante simplificada, porém pode confundir alguns usuários no início por causa de alguns termos como "volume", "montar", "desmontar", "contêiner", "encriptação", "partição". Por isso, confira a seguir algumas dicas para criar uma pasta confidencial protegida por senha:

1º passo - Visite a página do TrueCrypt aqui, selecione o seu sistema operacional (Windows 7, Windows Vista, Windows XP, Windows 2000, Linux ou Mac OSX) e faça o download do aplicativo, que mede cerca de 3 MB.

2º passo - Instale o aplicativo.

3º passo - Abra o TrueCrypt e clique em "Create Volume".

2.jpg


4º passo - Selecione a primeira opção, "create an encrypted file container" e clique em "Next" para ir para o próximo passo.

3.jpg


5º passo - Selecione a opção "Standard TrueCrypt volume" e clique em "Next".

6º passo - Clique em "Select File". Feito isso, escolha em qual local (ex.: Desktop) será salvo sua pasta criptograda (chamada a partir de agora de contêiner do TrueCrypt). Dê um nome qualquer para o arquivo, como "Arquivos Secretos". E clique em "Salvar".

4.jpg


7º passo - Agora vem uma parte mais técnica. Escolha "AES" para o algoritmo de criptografia e "Whirlpool" para o algoritmo de hash. Clique em "Next".

5.jpg


8º passo - Nesse passo você precisa definir o tamanho do seu contêiner, que não poderá ser alterado mais tarde. Se precisar de mais espaço, terá que criar outro contêiner e copiar os arquivos do antigo para o novo. Se for armazenar apenas documentos PDF, uns 40 MB são suficientes. Para guardar músicas ou vídeos, vai precisar de 1 GB, no mínimo. Após definir o tamanho, clique em "Next".

6.jpg


9º passo - A parte mais importante vem agora. Aqui você precisa escolher uma senha forte para garantir a segurança dos seus arquivos. Pode escolher a senha que quiser, mas o TrueCrypt recomenda escolher uma senha com pelo menos 20 caracteres, misturando letras minúsculas, maiúsculas, números e símbolos especiais. Se você perder a senha, já era. Atualmente com a tecnologia disponível é impossível recuperar os seus arquivos. Por isso, trate de decorá-la ou anotá-la em um local seguro. Para incrementar ainda mais a segurança, é possível usar arquivos-chave (keyfiles) para serem utilizados juntos com a senha. Keyfiles podem ser arquivos quaisquer (.dll, .png, .mp3, .exe, .jpeg, .html, .txt, etc) que serão usados para abrir o contêiner criptografado. Se preferir usar keyfiles, marque a caixinha "Use keyfiles", clique no botão "Keyfiles...", clique em "Add files..." e selecione algum arquivo. Lembre-se que esse arquivo nunca poderá ser modificado, caso contrário você perderá acesso ao conteúdo da sua pasta secreta. Depois clique em "Next".

7.jpg


10º passo - Em Filesystem, escolha a opção "NTFS". E fique movendo seu mouse aleatoriamente dentro dessa janelinha durante algum tempo. Você vai perceber um conjunto de números e letras piscando na tela. Esse processo é necessário para aumentar o comprimento da chave de criptografia, ou seja, para aumentar a segurança dos seus arquivos. Feito isso, clique em "Format" para criar o contêiner.

8.jpg


11º passo - Se estiver usando o Windows, é possível que apareça uma mensagem do Controle de Conta do Usuário. Aceite a solicitação. Logo, em pouco tempo, aparece uma mensagem de confirmação dizendo que o volume foi criado e está pronto para uso. Clique em "Exit". Agora vá até o endereço que você escolheu no 6º passo e encontre o arquivo "Arquivos Secretos". Esse arquivo é um contêiner criptografado, onde você vai armazenar conteúdo de forma segura, onde somente você terá acesso. Siga os passos a seguir para saber como abrir o contêiner e armazenar arquivos.


  Abrindo a pasta criptografada


1º passo - Abra o TrueCrypt, selecione uma unidade vazia (ex.: unidade K:), clique em "Select File...". Escolha o arquivo "Arquivos secretos" e clique em "Abrir".

9.jpg


2º passo - Agora clique em "Mount". Informe a senha e repita para confirmar. Se você está usando arquivos-chave para incrementar a segurança, clique em "Keyfiles..." e selecione os arquivos necessários.Então clique em OK.

3º passo - Pronto. Vá até o Desktop, clique em "Computador". Perceba que agora além do Disco_Local (C:) existe uma unidade chamada de Disco Local (K:). Dê um clique duplo e comece a adicionar seus arquivos secretos!

Quando for sair do computador, lembre-se de desmontar o volume para que ninguém mais tenha acesso aos seus arquivos. Para isso, abra o TrueCrypt, escolha a unidade K: (nesse exemplo), e clique em "Dismount". Volte ao Desktop, clique em Computador e veja que a unidade K: sumiu.

Parece um pouco complexa todas essas tarefas, não é mesmo? Mas com poucos dias você se acostuma a montar e desmontar o volume com muita praticidade. Inclusive, pode utilizar o TrueCrypt para mandar arquivos confidenciais para seu amigo por e-mail, por exemplo. Basta que os dois saibam a senha e tenham o programa instalado em ambos os computadores.

Uma outra utilidade desse programa é proteger seus documentos do notebook. Em caso de perda ou roubo do mesmo, o ladrão miserável vai se dar mal e não vai poder ver o que você armazenou.

O TrueCrypt é capaz também de criptografar o HD por completo, incluindo toda a partição do sistema operacional, de modo que quando ligar o computador, será necessário informar a senha para que dê boot. 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário